Dicas para um bom passeio

Regras Gerais sobre comportamento e participação dos membros do fórum CBBrasil...
Avatar do usuário
GALVAO
Não consigo parar ! ! !
Não consigo parar ! ! !
Mensagens: 286
Registrado em: Sáb Out 08, 2005 12:00 am
Localização: SP - OSASCO

Dicas para um bom passeio

Mensagempor GALVAO » Sáb Set 26, 2009 11:53 am

O MAIS IMPORTANTE: Os documentos da motocicleta e também do condutor deverão estar em dia!

Antes de sair de casa:

1 - Verificar o nível do óleo e sua "validade". O nível deve estar de acordo com o indicado pelo fabricante e dentro da kilometragem. Se a kilometragem atual + a que será percorrida no passeio ultrapassar o prazo de troca, efetue a troca do óleo.

2 - Luzes - Verificar o funcionamento de todas as luzes da moto (farol alto, farol baixo , lanterna, piscas, lanterna traseira e luz de freio).

3 - Verificar a relação da moto (esticar ou afrouxar a corrente, verificar os dentes da coroa para saber se não estão muito gastos ou tortos e lubrificar a corrente).

4 - Verificar o funcionamento da buzina.

5 - Aspectos gerais dos cabos de embreagem, acelerador e freios.

6 - Verificar freios (nível de fluido baixo, ao acionar o freio esta fazendo algum barulho?).

7 - Calibragem dos pneus.



Seguem algumas dicas importantes a serem seguidas na estrada:

CAPITÃO DA ESTRADA: Membro do grupo que possua experiência para condução do pelotão e que tenha conhecimento do caminho a ser percorrido, seu lugar será sempre a frente do pelotão.

FERROLHO: Membro do grupo que tenha experiência para condução do pelotão em estradas. Seu lugar será sempre a última moto do pelotão e seu trabalho é em caso de parada de algum membro seguir até o capitão da estrada e avisá-lo sobre a parada. Em ultrapassagens é responsável pela segurança do pelotão inteiro, responsável também pela condução dos outros membros do pelotão, acertando espaço entre as outras motos. Acate suas exigências durante a viagem.

FOTOGRAFO: Pessoa designada para fazer as fotos e/ou filmagens durante o passeios.


No início dos passeios serão informados a todos os membros: Velocidade de cruzeiro, pontos de paradas e formação do pelotão.

Sempre iremos trafegar em fila alternada, ou seja, se a moto a sua frente esta a direita da pista de rodagem, você seguirá a esquerda, e assim por diante.

Imagem

A distancia entre uma moto ou outra não poderá ser superior a 5 metros.


1. Todos membros deverão comparecer no local marcado com a motocicleta abastecida, pneus calibrados e documentos em ordem e a moto em condições de realizar o passeio, para que não haja atrasos desnecessários, nem problemas com autoridades em caso de fiscalização.

2. Será designado um integrante com mais experiência para conduzir o grupo até seu destino, a ordem de cada um no grupo não poderá ser mudada nas paradas e assim seguiremos até o destino.

3. Em qualquer passeio, será definido a ordem e o posicionamento das motos na estrada, bem como as paradas e velocidade de cruzeiro, os quais devem ser respeitados sempre!!!

4. Sempre que possível, havendo perigo à frente, o motociclista a sua frente levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua retaguarda.
Apontam-se para os buracos existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem perigo para os demais. Em algumas situações não é possível apontar os buracos com as mãos, dessa forma estica-se a perna na direção do buraco ou do obstáculo.

5 - Você será responsável pela segurança da moto a sua frente e a moto atrás de você, portanto, respeite as regras que irão ser passadas no inicio de cada passeio.

6 - A mesma ordem para a saída do passeio deverá ser respeitada na volta do passeio, salvo orientação contrária do Capitão da Estrada ou do Ferrolho.

7 - Não serão permitidas ultrapassagens de qualquer espécie durante a movimentação do pelotão, salvo, ultrapassagens do capitão da estrada, ferrolho e do fotógrafo.

Sinais utilizados, deverão ser efetuados com a mão esquerda:

a) Mão espalmada para cima: Perigo a Frente.

b) Dedo indicador apontado para cima: Chuva .

c) Dedo indicador apontado para baixo: Pare atrás de mim.

d) Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor.

e) Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou radar.

f) Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista.

g) Dedo indicador e polegar em forma de circulo: Acenda o Farol.

h) Dedo indicador e médio em forma de “V”: Mantenha a fila dupla alternada.

i) Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento.

j) Mão espalmada para cima em movimentos: Aumente a velocidade.

k) Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade.


Quando a moto a sua frente fizer menção de parar, nunca freie para parar atrás dessa moto, de uma distância segura e pare na frente dela, pois a moto que vem atrás de você pode não perceber voce irá parar e bater na sua traseira.

Isso tudo não são regras ou normas e sim procedimentos para nos ajudar a ter um passeio com segurança, retornando para nossas casas sem problemas.
ESTOU SEM ASSINATURA !!!!! :oops:
Clique no link abaixo para fazer a assinatura de suas mensagens, é facil!!!! [url]
http://www.cbbrasil.com.br/modules.php? ... ditprofile [/url]

Voltar para “Política Geral de Utilização”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante