“Fiquemos atentos, pois o preço da liberdade é a eterna vigi

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GALVAO
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“Fiquemos atentos, pois o preço da liberdade é a eterna vigi

Mensagem por GALVAO »

ABRAM alerta: Estão colocando “óleo” na pista

São Paulo, 16/12/2008 – Recordo-me que janeiro de 2008 foi inesquecível para todos os motociclistas brasileiros, denominado por alguns de “janeiro tenebroso” em razão de inúmeras leis e boatos despejados sobre nossas cabeças ao mesmo tempo: cobrança de pedágio para motocicleta, aumento exponencial do DPVAT para motocicletas, Resoluções 203/06, 219/07, 241 e 257 do Contran.



Agora, estamos em vias de viver algo parecido novamente, tudo começa com as recentes matérias no mínimo “estranhas” veiculadas na mídia nacional, relatando que as ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas “cresceram” 2 mil por cento em 16 anos. Isso indica uma manobra para “justificar” o aumento do DPVAT para as motocicletas que a SUSEP deverá ser anunciar na próxima semana, assim o que hoje já é inaceitável o valor de R$ 254,00 (duzentos e cinqüenta e quatro reais) deverá aumentar ainda mais, onde vamos parar? Será que todos os esforços da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas e outras entidades não resultarão na redução do “seguro”?



Não é só isso, a partir de janeiro de 2008, entra em vigor a Resolução 285/08 do Contran que altera o processo de habilitação, se as novas regras resultarem no aprimoramento do processo de habilitação preparando adequadamente os futuros condutores, de fato será bom, mas, de qualquer forma haverá aumento das despesas para tirar ou renovar a CNH em razão da alteração da carga horária do curso teórico e prático.



Tem mais, também no mês de janeiro também entra em vigor a Resolução 294/08 do Contran que regulamenta o uso do farol de xenon, tal como está, fica praticamente proibido o uso do farol xenon em motocicleta, posto que a Resolução estabelece a obrigatoriedade da instalação de um dispositivo de regulagem do farol, além do limpador de farol.



OBS: É verdade que estão ocorrendo discussões em torno do assunto, o que pode até mesmo resultar na alteração da Resolução, mas, isso só o tempo dirá.



Se isso tudo não fosse suficiente, agora temos que encarar o fato de que o Projeto de Lei 2650/2003 do Deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL - Bahia), proibindo a passagem das motocicletas entre os veículos (nos chamados corredores), foi aprovado pela comissão de constituição e justiça da Câmara Federal, o relator foi o Deputado Hugo Leal (PSC - Rio de Janeiro), seguindo agora para a votação no Senado. Portanto precisamos nos mobilizar, vamos provocar a realização de uma audiência pública para debatermos esse assunto, e mostrarmos mais uma vez as conseqüências negativas da aprovação do projeto de lei.



“Precisamos marcar bem o nome desses deputados que apresentam projetos querendo regulamentar os assuntos ligados ao nosso dia a dia, sem conhecer o nosso lado ou mesmo, sem discutir antecipadamente as conseqüências de tal medida”. (...) ressalta Lucas Pimentel, presidente da ABRAM.





“Fiquemos atentos, pois o preço da liberdade é a eterna vigilância.”
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ENEAS
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Mensagem por ENEAS »

A propósito do título deste tópico, tenho algumas ressalvas sobre a aplicação desta afirmativa, não que eu não concorde com o contexto em que está sendo aplicada aqui mas acho que de forma geral, não somente neste tópico, as pessoas estão aplicando-a de uma forma muito abrangente e no meu entender ela tem um caráter muito específico.

Já vi até a utilização dela em contextos políticos reacionários, o que é lastimável, porque se alguém realmente preza a liberdade, em primeiro lugar deveria admitir a liberdade de pensamento do próximo, que em última análise em um ambiente de liberdade legítima deveria poder pensar e se expressar sem censura dos "eternos vigilantes".

Abaixo um blog que explora o assunto da maneira que eu entendo.

http://maracisantana.blogspot.com/2007/ ... rdade.html

Galvão,

É só um comentário, do tipo: "mesa de boteco". Só estou aproveitando a oportunidade para falar sobre esta afirmativa tão célebre.

Sobre o post, exceto pela questão da lâmpada de xenônio, onde a proibição da troca não vai prejudicar em nada o motociclista, e segundo os engenheiros de transito pode em certo grau melhorar a segurança nas ruas, no resto concordo com tudo. Temos que usar de todos os meios disponíveis para mostrar nossa posição.

:D
Enéas Lisbôa
CB 400 II 1982 - A "Fedorenta"
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